terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Coordenadores de Pastoral tomaram posse

Padre Rafael
Na capela da Cúria Diocesana, o Bispo de Montenegro, Dom Paulo de Conto, presidiu a missa de posse dos padres José Inácio Steffen e Rafael Luis Groth que, respectivamente, assumem as funções de coordenador e vice-coordenador de Pastoral, na segunda-feira, dia 24. Pe. Inácio conciliará a nova atividade às responsabilidades como Ecônomo e Vigário Geral da Diocese.
Já Pe. Rafael Groth, que completou um ano de sacerdócio dia 9 de janeiro, terá uma rotina bem diferente da qual estava acostumado como vigário paroquial, função que exerceu até a última semana, na Paróquia São João Batista, em Montenegro. “Ao invés de ter os olhos fixos em uma só paróquia, agora é necessário aumentar esse campo de visão”, explica.
Até o momento, nenhum padre trabalhou exclusivamente com a Pastoral em nossa Diocese, o que, para Pe. Rafael, aumenta sua responsabilidade. “Temos muitas coisas a organizar e fazer acontecer. Ainda há necessidade de muita conversão pastoral. Penso que o objetivo principal seja dinamizar a atuação pastoral na Diocese, a evangelização, que é a missão da Igreja.”

Projetos para 2011
Pe. Rafael revela que suas maiores expectativas estão relacionadas à liturgia e à catequese, com a organização de pastorais das duas áreas nas paróquias. “Temos que caminhar em direção de uma unidade na Diocese. Podemos crescer muito ainda. Para tanto, esperamos o apoio dos padres, do povo.”
Outra proposta é a realização de um levantamento de dados que possibilite o conhecimento da realidade da Diocese. Pe. Rafael argumenta que, com estas informações, será mais fácil perceber as principais necessidades e urgências. “Claro que o foco do trabalho serão as Santas Missões Populares. Mas, em meio a isso, vamos trabalhando aquilo que é básico nas paróquias.”

Algumas funções dos coordenadores de pastoral
- Trabalhar em sintonia com os padres e com o bispo;
- Representar a Diocese em eventos e reuniões do Regional Sul III da CNBB;
- Participar das reuniões do clero das áreas;
- Organizar 'pastas' dos movimentos e pastorais da Diocese;
- Dinamizar a pastoral, orientar, ajudar, entre outras funções;
- Elaborar materiais formativos para a Diocese;
- Auxiliar na organização e execução das Santas Missões Populares.

O primeiro ano de sacerdócio
“Cheguei na paróquia de Montenegro muito motivado para o trabalho”, conta Pe. Rafael, que tinha a expectativa de um ano muito bom, que impulsionasse para toda a vida sacerdotal. “E isso posso dizer que se cumpriu. Hoje sou muito agradecido à comunidade São João Batista de Montenegro, aos padres com os quais trabalhei e às pessoas que foram me ajudando a ser padre.”
Pe. Rafael afirma que muitas coisas foi aprendendo na prática e que, neste sentido, a Paróquia São João Batista foi uma verdadeira escola, pela variedade de movimentos e pastorais que possui. “Saio daqui carregando no coração a certeza de ter vivido uma bonita vida sacerdotal junto ao povo desta comunidade.”
(ACOM Diocese de Montenegro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário