quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Prefeitura disponibiliza Plano de Saneamento para consulta

A Prefeitura de Montenegro está disponibilizando, em seu site (www.montenegro.rs.gov.br), o Plano de Saneamento Básico para consultas. O Plano visa dar diretrizes e metas para universalizar o abastecimento de água, e implantar o sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário, buscando sanar os problemas encontrados na prestação destes serviços públicos no Município, de forma a melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos. O Plano estará disponibilizado no período de 10 a 24 de fevereiro.
 Este trabalho considera em seus estudos a projeção de crescimento da população para um período de 30 anos, alcançando assim um horizonte de projeto em 2040. O projeto foi elaborado pela ENCOP Engenharia Ltda., contratada através de um processo de licitação. A população poderá debater os principais pontos do plano em uma Audiência Pública, ainda sem data definida. Após aprovado, o Plano de Saneamento servirá de base para elaboração de programas, projetos e ações para implantação dos sistemas. Sugestões e comentários poderão ser encaminhados através do e-mail: smop.assessor@montenegro.rs.gov.br.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Empresa de extração de areia apresenta novas instalações à Prefeitura

Dentro da iniciativa da Prefeitura de retirar as empresas de extração de areia do cais do porto, o prefeito Percival de Oliveira e o vice-prefeito Marcos Griebeler visitaram, na manhã dessa terça-feira (08), as novas instalações de uma dessas empresas, a Depósito de Areia São Pedro. No encontro, o empresário, Carlos Isse, apresentou as instalações e o novo processo de retirada de areia, fruto de um projeto de modernização. Atualmente, um barco puxa a água misturada com areia, através de uma bomba, e a empurra para dentro de um tanque, projetado especialmente para não ser tomado pelas possíveis enchentes. Em seguida, a água é retirada, restando apenas areia, de melhor qualidade, devido ao novo processo.
Isse destaca que o novo projeto também beneficia a cidade: “Isso é o progresso. Outras empresas compram aqui e o capital gira pela cidade. Para o município é bom”, garante. O diretor da empresa também sugeriu a abertura de uma nova rua, que facilitaria o trânsito dos veículos de carga e os afastaria das ruas centrais da cidade.
Além disso, foram debatidas melhorias para o Cais do Porto da cidade. Segundo o empresário, o problema de desabamento do cais são as seguidas enchentes, que acabam desgastando a terra por baixo. A solução apresentada foi a realização de um escoramento na beira do rio, que para ser feito, depende de contato com o DPREC (Departamento de Portos, Rios e Canais), para liberação. De acordo com o chefe do executivo, para execução do projeto é necessária a autorização: “Não podemos fazer por conta, mas a primeira providência será interditar os locais que representam risco à população”, afirma.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Grasiele da Silva Vedoi é eleita Rainha do Carnaval

Grasiele da Silva Vedoi, de 15 anos, representando a Escola de Samba Unidos do Bairro Industrial (ESUBI) é a Rainha do Carnaval de Montenegro de 2011. Jéssica de Azevedo Mendes, 19 anos, da Escola de Samba Unidos da Tradição, e Sheila Nery, de 27, da ESUBI foram escolhidas como 1ª e 2ª princesas, respectivamente. A escolha ocorreu no ginásio Normélio Petry (Azulão), na noite da última sexta-feira (04).
Durante todo o evento, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esteve presente realizando a distribuição de preservativos. Além disso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Centenário também esteve aberta, juntamente com uma equipe com ambulância.
 
Principais eventos do Carnaval em Montenegro:
Dia 20/02 - Muamba de Carnaval
Local: Parque Centenário
Dia 27/02 - Muamba de Carnaval
Local: Cais do Porto
Dia 04/03 - Desfile de Carnaval
Local: Ramiro Barcelos (Caso chova, o desfile será transferido para o dia 08/03)

Diocese distribui guia de Pastoral 2011

Histórico, composição, paróquias, clero, ordens religiosas, calendário de eventos e tantas outras informações sobre a Diocese de Montenegro estão disponíveis no Guia de Pastoral. A edição de 2011 já está sendo distribuída para as paróquias. “Seu conteúdo é muito rico. Sabendo vivenciá-lo, transforma-se em verdadeira oração, pois aí está a vida de nossa Igreja”, diz o bispo Dom Paulo De Conto no texto de apresentação do Guia.
(ACOM Diocese de Montenegro)

Diocese participa do censo anual da Igreja Católica

Até o final de fevereiro, a Igreja Católica de todo o Brasil deverá ter respondido ao Censo Anual, realizado pelo Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (Ceris) em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mais uma vez, a Diocese de Montenegro participa do recenseamento, atualizando informações sobre o clero, as paróquias, as casas de retiro e formação, entre outros dados.
As informações obtidas no Censo serão utilizadas para a publicação do Anuário Católico. A empresa Promocat, especializada no segmento religioso católico, foi contratada para realização das atividades e utilizará um sistema que permitirá a atualização das informações e a integração entre todos os cadastrados.
Um portal de busca vinculado ao sistema também vai possibilitar a expansão da comunicação entre Santa Sé, órgãos da CNBB, dioceses, paróquias, comunidades, congregações religiosas e leigos.
 Saiba mais
* O Censo Anual da Igreja Católica no Brasil é realizado pelo Ceris desde 1962 com delegação exclusiva da CNBB e da CRB;
* O cadastramento é feito de maneira segmentada por área de atuação, como dioceses, paróquias, comunidades, mídias, escolas, hospitais e projetos sociais;
* O Censo possibilita a realização de pesquisas e campanhas nacionais e regionais, promoção do turismo religioso, divulgação dos carismas das comunidades e congregações, promoção de vocações, entre outros;
* O resultado do Censo é publicado no Anuário Católico, único registro oficial da Igreja no país;
* As encomendas do Anuário Católico do Brasil 2011 podem ser feitas junto a Promocat, pelo telefone (11) 2099-6688 ou pelo site www.guiacatolico.com/assine.
  (ACOM Diocese de Montenegro)

Ser dizimista é partilhar o que Deus nos dá

Jesus Cristo e São Paulo sempre disseram que há mais alegria em dar do que em receber, pois a felicidade consiste na partilha. Devemos partilhar o que temos, aquilo que nos foi dado por Deus. É esta orientação que deve motivar os católicos a participarem do dízimo.
Mas para partilhar, devemos entender que isto não significa dar aquilo que não queremos mais. “Partilhar não é dar o que sobra, mas dar o que o outro precisa”, ensina o integrante do MEAC (Missionários para Evangelização e Animação de Comunidades), Enio Felipin.
Quando palestrou ao clero da Diocese no ano passado, Felipin relatou que é comum as pessoas afirmarem que muitas vezes não devolvem o dízimo porque não sobrou dinheiro no mês. “Deus merece a sobra?”, questiona o missionário.
Não há uma quantia certa a ser dada como dízimo. São Paulo, na segunda Carta aos Coríntios, diz que cada um deve devolver segundo o que se propôs no seu coração. “Dízimo não arde no bolso, dízimo arde no coração e na consciência de cada um de nós”, afirma Felipin.
Ele explica que é a própria palavra de Deus que orienta a devolução do dízimo, baseada em dois pilares: o louvor a Deus com os nossos bens e a ajuda aos mais necessitados. Desta forma, o dízimo tem uma relação direta para com Deus e uma relação direta para com a humanidade.
 A relação para com Deus
“Honra o Senhor com teus haveres, e com as primícias de todas as tuas colheitas. Então, teus celeiros se abarrotarão de trigo e teus lagares transbordarão de vinho.” Este trecho do livro dos Provérbios, segundo Enio Felipin, aponta um pedido e uma promessa de Deus em relação ao dízimo.
Honrar a Deus com nossos bens é reconhecer que Deus tem parte naquilo que nós ganhamos. “Nós louvamos a Deus com os nossos bens quando nós reconhecemos que não somos donos absolutos de tudo. Este reconhecimento vai acontecer no momento em que nós devolvermos o dízimo”, orienta o missionário.
Ele destaca que para muitos católicos o dízimo é um peso nos ombros. “Mas pela palavra de Deus, ele é um canal extraordinário de graças, que nós devemos cada vez mais compreender e descobrir.”
 A relação para com a comunidade
Através do livro do Deuteronômio (Dt 14, 28 – 29), Deus nos pede que reservemos uma parte da nossa renda para ajudar aqueles que mais necessitam, como o estrangeiro, o órfão e a viúva. “Aqui está a relação direta do dízimo para com a comunidade, para com os irmãos, porque o dízimo também tem como função ajudar os mais necessitados da comunidade.”
 Em resumo
“Dízimo não é esmola, é um gesto de gratidão a Deus (Pr 3, 9) e de amor aos irmãos (Dt 14, 29). Tudo o que temos vem de Deus (Gn 1, 1). Por isso, saibamos repartir com quem não tem (At 4,34).”
 (ACOM Diocese de Montenegro)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Reunião formaliza cronograma para construção no Loteamento Bela Vista

Ocorreu na manhã dessa terça-feira (1º), uma reunião para acertar o cronograma de construção das casas no bairro Panorama. No encontro, representantes da Administração Municipal, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e do Movimento Nacional de Cooperativas debateram as datas para entrega dos projetos que darão início às obras.
O ponto positivo é que o planejamento não está sendo mudado no que diz respeito à infraestrutura. O traçado continua o mesmo e está pronto, faltando apenas ser revalidado. As alterações ficaram por conta da implantação de mais blocos, que irá diminuir os custos das moradias (unidade), e da construção não só de casas, como também apartamentos.
O presidente da Cooper Progresso e representante da Direção do Movimento Nacional de Cooperativas, Mauro Nunes da Silva, afirma que a intenção é começar as obras o quanto antes: “Os blocos terão apartamentos junto com às casas e serão colocadas mais famílias. A previsão é de que entre outubro e novembro sejam finalizados os projetos”, avalia.
O vice-prefeito Marcos Griebeler ressalta que com o encontro de hoje, o projeto foi encaminhado “O plano original é de 139 moradias, mas o arquiteto vai readequar o projeto para mais imóveis, em torno de 300, entre casas e apartamentos”, disse. “Hoje apresentamos o cronograma definitivo e o projeto novo será entregue em abril. Esperamos começar as obras em janeiro”, observa. (ACOM Prefeitura de Montenegro)

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Prefeitura adquire internet banda larga para o Corpo de Bombeiros

Na última quinta-feira (27), o prefeito Percival de Oliveira assinou o contrato para aquisição de sinal de banda larga para a internet do Corpo de Bombeiros. O valor do investimento é de R$ 259,90 mensais.
  Segundo o Comandante da Corporação, tenente Giovani Luiz Grenevald, a aquisição irá ajudar nas tarefas do dia a dia do Corpo de Bombeiros, como a transferência de dados. “A internet banda larga possibilita uma transmissão mais rápida das informações das ocorrências diárias para a Brigada, além de facilitar o envio de dados a respeito da prevenção de incêndios.”
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Administração municipal intensifica recuperação de estradas no interior

O prefeito Percival de Oliveira acompanhou, na tarde de terça-feira (25), os trabalhos realizados para a recuperação das estradas do interior do município. Em Serra Velha, na estrada que faz divisa com o município de Brochier, foi realizada limpeza e alargamento da via. O aumento, de 1,5 metros de cada lado da estrada, facilitará o trânsito de veículos no local. De acordo com o secretário municipal de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU), Vaceli Flores de Oliveira, existe a intenção de colocar saibro oportunamente. As obras iniciaram dia 17 deste mês e faz parte do contrato assinado com a empresa vencedora da licitação, visando a recuperação de estradas do interior do município.
Na mesma estrada, um antigo pontilhão de madeira será substituído por uma rede dupla de concreto. Após a colocação dos canos, será realizado o aterramento. Em um trecho mais adiante, outro pontilhão foi consertado pela equipe de funcionários da SMVSU. "A madeira danificada foi substituída por uma nova, melhorando a segurança daqueles que precisam trafegar pelo local", informou o Vaceli.
Funcionários da empresa vencedora da licitação também estão trabalhando na Estrada de Sanga Funda. Máquinas realizam a limpeza e o alargamento da via, ao longo de seus mais de 3 km de extensão. A Estrada do Dodô em Bom Jardim e a Estrada do Sobrado, que faz ligação com Serra Velha e Muda Boi, também receberam benfeitorias, como nivelamento e limpeza da via.
Recentemente o município assinou contrato com a Construtora JLV Ltda, visando a recuperação de estradas do interior do município, num investimento de R$ 415.000,00. O recurso, proveniente da Defesa Civil Nacional, foi recebido em razão dos estragos registrados em decorrência das chuvas e vendavais que atingiram a região em novembro de 2009. As localidades de Serra Velha, Lajeadinho, Sanga Funda, Sobrado, Bom Jardim, Santos Reis, Campo do Meio, Potreiro Grande e Pesqueiro receberão melhoras na infraestrutra em suas estradas.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PASCOM DO REGIONAL SUL 3 PLANEJA AÇÕES PARA ARTICULAR COMUNICAÇÃO ENTRE AS DIOCESES

O objetivo é aproximar e criar uma unidade no que diz respeito à comunicação nas 18 dioceses gaúchas. Para isso, os integrantes da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Rio Grande do Sul estiveram reunidos na última segunda-feira, dia 24, na sede do Regional Sul 3 da CNBB, onde discutiram as ações que serão realizadas em 2011 para alcançar esta meta.
O encontro contou com a participação da assessora de comunicação da CNBB Sul 3, Daiane Bristot, do padre César Leandro Padilha (Arquidiocese de Porto Alegre) e das jornalistas Dorcelina Gomes (Diocese de Novo Hamburgo), Amanda Fetzner (Diocese de Montenegro) e Cynara Baum (Arquidiocese de Porto Alegre).
A assessoria de comunicação do Regional fará contato com os bispados ressaltando a importância da unidade entre as Pastorais da Comunicação, uma vez que a maioria das dioceses já realiza algum trabalho na mídia, como redes sociais, sites, rádios, jornais e informativos. “O que a equipe almeja é uma linguagem única, consideradas as realidades de cada diocese e o fortalecimento desse serviço, com o apoio da Pascom Regional”, destaca Daiane.

As principais ações
No encontro, ficou definida a participação dos agentes da Pascom Regional nas reuniões de Organismos da CNBB Sul 3 e a realização de reuniões presenciais e online. Também foi programada uma tarde formativa e celebrativa dirigida ao clero e aos agentes da Pascom a nível Interdiocesano, de 24 a 27 de maio. Esta será uma das ações referentes ao 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 5 de junho, e que terá como tema “Anúncio da verdade e autenticidade da vida na era digital”.
No dia 5 de junho, Pascom e profissionais da área da comunicação também refletirão a temática do Dia Mundial das Comunicações Sociais. “Nosso objetivo é dialogar com os veículos dos meios de massa, no sentido de aproximá-los da mídia católica”, explica Dorcelina.
Para o segundo semestre, de 14 a 16 de outubro, foi sugerida a realização do 1º Encontro Regional de Formação, que privilegia palestras, seminários e oficinas sobre as diversas experiências comunicativas. Todas as ações são baseadas nos três princípios que norteiam o projeto nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom): Espiritualidade, Formação e Articulação.
(ACOM Diocese de Montenegro)

Empresário Karl Heinz Kindel é aclamado novo presidente da ACI

Com expressiva presença de seus associados, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo, elegeu na noite de terça-feira, 25, o empresário Karl Heinz Kindel seu novo Presidente.
A eleição contou com apenas uma chapa, liderada por Kindel e foi eleita por aclamação. De acordo com o empresário, foi uma grande surpresa o convite para suceder o empresário Fredi Cauduro, que está à frente da entidade desde 2009. “Vamos continuar trabalhando na mesma linha que já vinha sendo desenvolvida e esperamos contar com a participação de nossos associados”, declarou.
Mesmo deixando a presidência, Fredi Bordin Cauduro continua trabalhando com a nova diretoria, porém como conselheiro fiscal. “Gostaria de agradecer a todos que trabalharam conosco, que nos ajudaram, isso foi importante para que desenvolvêssemos um bom trabalho”, destacou.
A posse da nova diretoria ainda não tem data definida para acontecer. As atividades agora se concentram na passagem de mandato do presidente Fredi Bordin Cauduro para o presidente eleito Karl Heinz Kindel.
(ACOM ACI)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Coordenadores de Pastoral tomaram posse

Padre Rafael
Na capela da Cúria Diocesana, o Bispo de Montenegro, Dom Paulo de Conto, presidiu a missa de posse dos padres José Inácio Steffen e Rafael Luis Groth que, respectivamente, assumem as funções de coordenador e vice-coordenador de Pastoral, na segunda-feira, dia 24. Pe. Inácio conciliará a nova atividade às responsabilidades como Ecônomo e Vigário Geral da Diocese.
Já Pe. Rafael Groth, que completou um ano de sacerdócio dia 9 de janeiro, terá uma rotina bem diferente da qual estava acostumado como vigário paroquial, função que exerceu até a última semana, na Paróquia São João Batista, em Montenegro. “Ao invés de ter os olhos fixos em uma só paróquia, agora é necessário aumentar esse campo de visão”, explica.
Até o momento, nenhum padre trabalhou exclusivamente com a Pastoral em nossa Diocese, o que, para Pe. Rafael, aumenta sua responsabilidade. “Temos muitas coisas a organizar e fazer acontecer. Ainda há necessidade de muita conversão pastoral. Penso que o objetivo principal seja dinamizar a atuação pastoral na Diocese, a evangelização, que é a missão da Igreja.”

Projetos para 2011
Pe. Rafael revela que suas maiores expectativas estão relacionadas à liturgia e à catequese, com a organização de pastorais das duas áreas nas paróquias. “Temos que caminhar em direção de uma unidade na Diocese. Podemos crescer muito ainda. Para tanto, esperamos o apoio dos padres, do povo.”
Outra proposta é a realização de um levantamento de dados que possibilite o conhecimento da realidade da Diocese. Pe. Rafael argumenta que, com estas informações, será mais fácil perceber as principais necessidades e urgências. “Claro que o foco do trabalho serão as Santas Missões Populares. Mas, em meio a isso, vamos trabalhando aquilo que é básico nas paróquias.”

Algumas funções dos coordenadores de pastoral
- Trabalhar em sintonia com os padres e com o bispo;
- Representar a Diocese em eventos e reuniões do Regional Sul III da CNBB;
- Participar das reuniões do clero das áreas;
- Organizar 'pastas' dos movimentos e pastorais da Diocese;
- Dinamizar a pastoral, orientar, ajudar, entre outras funções;
- Elaborar materiais formativos para a Diocese;
- Auxiliar na organização e execução das Santas Missões Populares.

O primeiro ano de sacerdócio
“Cheguei na paróquia de Montenegro muito motivado para o trabalho”, conta Pe. Rafael, que tinha a expectativa de um ano muito bom, que impulsionasse para toda a vida sacerdotal. “E isso posso dizer que se cumpriu. Hoje sou muito agradecido à comunidade São João Batista de Montenegro, aos padres com os quais trabalhei e às pessoas que foram me ajudando a ser padre.”
Pe. Rafael afirma que muitas coisas foi aprendendo na prática e que, neste sentido, a Paróquia São João Batista foi uma verdadeira escola, pela variedade de movimentos e pastorais que possui. “Saio daqui carregando no coração a certeza de ter vivido uma bonita vida sacerdotal junto ao povo desta comunidade.”
(ACOM Diocese de Montenegro)

Administração Municipal realiza reunião no Bairro Industrial

A Prefeitura de Montenegro prossegue com o seu Gabinete Móvel, ouvindo as principais demandas da população. Na noite de quinta-feira (20), o prefeito Percival de Oliveira, juntamente com o vice-prefeito Marcos Griebeler e os secretários municipais participaram de um encontro com moradores do Bairro Industrial. Na ocasião, o presidente da associação do Bairro, Elton Batista Haag, o “Melão”, entregou um oficio com as principais demandas e necessidades da comunidade.
 Falando para a comunidade, o prefeito Percival de Oliveira destacou que o encontro é uma oportunidade da Administração Municipal conversar diretamente com a população. "Queremos ouvir a comunidade", afirmou. A partir dos pedidos dos moradores, o Executivo fará uma avaliação para que eles sejam atendidos ou encaminhados o mais rapidamente possível.
 
Principais demandas apresentadas pela comunidade do Bairro Industrial:   
* Quebra-mola na Avenida Ivan Jacob Zimmer;
* Paradas de ônibus
* Calçada em frente à sede da Associação Comunitária
* Meio fio de esfalto nas ruas do Bairro
* Limpeza das ruas do Bairro
* Pavimentação da rua Hortêncio Rodrigues Machado e Afonso Henke com Travessa Apolinário
* Calçada no Caís, ao lado do Arroio do Pinche
* Doação de terreno para uso da Escola de Samba Unidos do Bairro Industrial
* Solicitaram que o terreno, nos fundos da Delegacia de Polícia, seja transformado em uma pracinha
* Colocação de placas de identificação nas ruas.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Enquanto aguardam a verba, carnavalescos conhecem as regras

Até o final da tarde desta quinta-feira, a Prefeitura ainda não havia solicitado a sessão extraordinária da Câmara de Vereadores para aprovar o repasse de verba para as escolas de samba de Montenegro. Sem a aprovação do Legislativo, não tem como o Executivo repassar o dinheiro para a Associação das Escolas de Samba. E os carnavalescos já deram um ultimato: se o dinheiro não entrar até dia 25, não haverá carnaval.
Porém, coletivas de imprensa e reuniões dão a impressão de que tudo está resolvido para festa de Momo em Montenegro. Regras de conduta foram debatidas na última quarta-feira, com atenção especial às crianças.
O otimismo do vice-prefeito Marcos Griebeler na coletiva de imprensa da última terça-feira, 18, ainda não convenceu os carnavalescos. Manoel da Silva, diretor da Escola de Samba Tradição, é um dos que estão apreensivos. “Já tenho mais de seis mil Reais em cheques na rua. Se este dinheiro (verba) não chegar até o dia 30, quem vai pagar?”, questiona. Para a reportagem, Griebeler afirmou: “Não vai ter problema nenhum, nós conversamos na sexta-feira (14) com a vereadora Iria Camargo, que representava o vereador Ari Muller (presidente da Câmara) e ela disse que não haverá nenhum problema para a aprovação deste projeto”. O vice-prefeito ressaltou que o projeto será encaminhado ainda nesta semana, e assegurou que “não será encaminhado nenhum outro projeto para a Câmara”, apenas o da verba para o Carnaval, "para não haver nada que possa trancar a aprovação"

Crianças sem fio-dental
Na reunião de quarta-feira, da qual participaram representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar, Brigada Militar, Polícia Civil, secretarias municipais de Saúde, Cultura e Turismo, além das escolas de samba, foram debatidas as regras para o Carnaval 2011. Um dos principais pontos era a participação de crianças nos eventos pré-carnavalescos e no próprio desfile.
Segundo o acordo, crianças de até 12 anos só poderão acompanhar as atividades acompanhadas pelos responsáveis legais. De 12 a 16 anos deverão ter autorização por escrito, e acima de 16 anos terão que apresentar documentos com fotos.
O assunto das fantasias tomou grande parte do debate. As conselheiras tutelares presentes ressaltaram que deixar uma menina com menos de 12 anos usar uma roupa muito ousada - “fio-dental”, exemplificou uma delas - é crime previsto no Estatuto da Criança e Adolescente, no artigo que fala da exposição de menores. As escolas e os responsáveis serão notificados caso haja algum flagrante deste tipo.
O promotor Thomas Colletto também foi enfático ao afirmar que “fornecer bebida alcoólica a menor, ainda que gratuitamente, é crime”. Ele pede a colaboração dos responsáveis pelas escolas na fiscalização e observância das leis. (JP News)

Prefeitura pretende formalizar parceria para construção no Loteamento Panorama

O prefeito Percival de Oliveira e o vice-prefeito Marcos Griebeler receberam, na manhã desta quarta-feira (19), representantes do Movimento de Luta pela Moradia. No encontro, foi revelado o interesse do Executivo em formalizar uma parceria com o Movimento para a construção de moradias no loteamento Belo Vista, através de cooperativas.
  Durante a reunião, o vice-prefeito informou o projeto para a construção de casas e apartamentos no loteamento será refeito e enviado novamente para a aprovação junto a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano Regional (METROPLAN). “Nenhuma empresa que trabalha com o programa “Minha Casa Minha Vida” se interessou, pois o terreno, adquirido entre 2001 e 2004, era impróprio para a construção”, disse.
  Segundo Griebeler, será necessário trabalhar a infraestrutura do terreno com terraplanagem, para depois construir as residências. “Isso poderá ser feito pela própria cooperativa, com o auxílio da Prefeitura”, destacou. “Com certeza, vamos apoiar a cooperativa e os integrantes do Movimento”, finalizou. Também participaram do encontro o diretor de Habitação, Dorivaldo da Silva e a assistente social Iana de Azevedo.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

Reunião acerta detalhes sobre o Carnaval na cidade

O vice-prefeito Marcos Griebeler reuniu, ontem (19), representantes do Ministério Público, Promotoria Pública, Brigada Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar e escolas de samba para tratar de questões envolvendo a realização dos ensaios das escolas e do desfile de Carnaval. A Administração Municipal quer que as entidades e escolas adotem medidas de prevenção durante as festividades.
  Entre os assuntos abordados, estava o horário do ensaio das escolas de samba. O promotor Thomás Coletto lembrou de que segunda a quinta-feira, os ensaios deverão acontecer até as 22 horas. Nas sextas e sábados até as 23 horas. No domingo eles devem acontecer até as 19 horas.
  O Conselho Tutelar irá fiscalizar os ensaios com o objetivo de coibir o uso de drogas e exposição de menores. “Crianças e adolescentes só devem freqüentar os ensaios mediante autorização por escrito dos pais”, destacou Coletto. O promotor também frisou a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menor de idade.
  Durante o Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá focar suas atividades na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, com a distribuição de preservativos. Durante os bailes de Carnaval haverá uma ambulância junto aos clubes e o SAMU ficará de prontidão.
  Também participaram do encontro a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues, o diretor de Cultura, Edson Maciel e o diretor de Turismo, Ataulfo Escher.
 
Principais eventos do Carnaval em Montenegro:
 Dia 04/02 – Escolha da Rainha do Carnaval (Ginásio Azulão)
Dia 20/02 – Muamba de Carnaval (Parque Centenário)
Dia 27/02 – Muamba de Carnaval (Cais do Porto)
Dia 04/03 – Desfile de Carnaval (Ramiro Barcelos).
Caso chova, o desfile será transferido para o dia 08/03
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Abertas inscrições para o curso “Disseminadores de Educação Fiscal”

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) informa que já estão abertas as inscrições para o curso “Disseminadores de Educação Fiscal” do primeiro semestre de 2011. Os interessados podem fazer a inscrição no site do Programa de Educação Fiscal/RS (www.educacaofiscal.rs.gov.br), até o dia 18 de março. O curso é realizado através de uma parceria entre a Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda e Secretaria da Fazenda Estadual.
O objetivo do curso é formar disseminadores que trabalhem, em sala de aula e na comunidade, assuntos como administração pública, tributos  e controle social do Estado pelo cidadão. A prioridade na alocação das vagas é para educadores da rede pública e particular e articuladores de programas municipais de Educação Fiscal, membros de Conselhos Municipais, vereadores, servidores públicos de Câmaras Municipais, Prefeituras e estudantes universitários. Também podem se inscrever aqueles que tenham interesse na temática.
O curso, de 160 horas é gratuito, dividido em quatro módulos e contempla a elaboração de um projeto de aplicação dos conceitos de Educação Fiscal. É realizado na modalidade à distância com, pelo menos, uma aula presencial. Iniciará no dia 21 de março, com previsão de término em 19 de junho. Para maiores informações, basta contatar com Giane Campiol, tutora do curso, junto à SMEC, através do e-mail educacaofiscal@montenegro.rs.gov.br ou pelos telefones 3632-3067 e 3632-5447.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

Rede de esgoto é construída no bairro Cinco de Maio

A Diretoria de Serviços Urbanos (DSURB) iniciou, na segunda-feira (10), a construção de uma rede de esgoto às margens da RS 287, no Bairro Cinco de Maio. No local, serão colocados cerca de 100 tubos de concreto, ligando as ruas Artidor da Costa com a travessa Albino Hoffmeister. De acordo com o diretor do DSURB, Carlos Scherer, os trabalhos devem se estender até o final desta semana.
A equipe da diretoria também irá construir três caixas de visita ao logo da nova tubulação. “Irá nos facilitar, quando houver a necessidade de realizar algum serviço de manutenção da rede”, destacou Scherer. O prefeito Percival de Oliveira, acompanhou o andamento das obras e se mostrou satisfeito com o atendimento da demanda. “É uma antiga reivindicação dos moradores da localidade”, comentou o chefe do Executivo.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

Assinado contrato reforma em escolas do Município

O prefeito Percival de Oliveira assinou, na manhã de ontem (11), dois contratos com a empreiteira Netos Ltda, para a reforma em duas escolas do município. O primeiro deles contempla a reforma e ampliação da EMEF Dr. Walter Belian, num investimento de R$ 79.653,56,. Já o segundo, no valor de R$ 11.949,00 diz respeito a reforma de salas de aula da EMEF José Pedro Steigleder.
Na EMEF Walter Belian, serão realizadas reformas na cozinha e refeitório, além da ampliação do telheiro (local onde são armazenados os bags para a coleta seletiva de lixo). A escola trabalha a questão da reciclagem do lixo em sala de aula. “As crianças trazem materiais como garrafas pets, papelões, jornais e revistas”, informa a diretora Marines Müller. A separação do material é realizada pela patrulha seletiva, formada por alunos. “Os materiais não utilizados nas aulas são vendidos para empresas de reciclagem”, disse. As obras têm previsão de duração de 180 dias.
Na EMEF José Pedro Steigleder serão reformados os pisos das salas, com duração das obras previstas para 60 dias. Em três salas de aula, o piso, composto por tacos de madeira, serão substituídos por cerâmica. Já em duas salas, haverá a substituição dos tacos. A empreiteira irá iniciar os trabalhos assim que receber a ordem de início por parte da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), o que deve ocorrer nos próximos dias.
 
Rampa para EMEF Carlos Frederico Schubert
  Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito Percival de Oliveira assinou contrato com a Empreiteira Schutz Ltda para a construção de uma rampa de acesso na EMEF Carlos Frederico Schubert, na localidade de Faxinal. Na obra, serão investidos R$ 4.146,63.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Prefeitura assina contrato para recuperação de estradas do interior do município

O prefeito Percival de Oliveira assinou contrato com a Construtora JLV Ltda, visando a recuperação de estradas do interior do município, num investimento de R$ 415.000,00. O recurso, proveniente da Defesa Civil Nacional, foi recebido em razão dos estragos registrados em decorrência das chuvas e vendavais que atingiram a região em novembro de 2009. Serão realizadas obras nas localidades de Lajeadinho, Sanga Funda, Sobrado, Bom Jardim, Serra Velha, Santos Reis, Campo do Meio, Potreiro Grande e Pesqueiro.
O contrato prevê a utilização de 300 horas de serviço com máquina motoniveladora, 400 horas de retroescavadeira e 512 horas de caminhão basculante. A previsão é de que as obras iniciem nos próximos dias, com duração prevista de 60 dias, a partir do recebimento da ordem de início por parte da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU).
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

DSURB realiza primeiros atendimentos de 2011

A Diretoria de Serviços Urbanos (DSURB) iniciou o ano de 2011 com muito trabalho. Entre eles, o diretor Carlos Scherer, destaca a troca de tubulação na rua Apolinário de Moraes e a colocação de 17 novos tubos na rua Otaviano Moojen. "Procuramos realizar o atendimento assim que recebemos o chamado", salienta Scherer. Para quem quiser solicitar algum serviço, basta ligar para os telefones 3649-4492 ou 3632-3245.
 
Confira as principais obras realizadas na primeira semana de 2011:
* Rua Apolinário de Moraes (em frente a AES Sul): Troca de tubulação e reconstrução de um poço de visitas;
* Rua Clodomiro José Machado: Troca de tubulação e reconstrução de calçada;
* Rua Osvaldo Aranha: Troca de tubulação e limpeza de uma boca de lobo;
* Rua Otaviano Moojen: Troca de tubulação, colocação de 17 novos tubos, construção de uma boca de lobo e reconstrução de um boca de lobo no outro lado da rua;
* RS 240 em frente a Madeireira Santo Antônio: Reconstrução de uma boca de lobo.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

“Meu projeto de vida é levar vida aos que me forem confiados”

O dia 8 de janeiro de 2011 marcará a concretização de um projeto de vida idealizado desde criança por Fabiano Canal: ser padre. O convívio com sacerdotes desde a infância, tanto em Carlos Barbosa como no município de Feliz, foi o que incentivou a escolha, confirmada depois no Seminário.
Fabiano tem 27 anos, e é filho de Armando Canal (in memoriam) e Iracema Geremia Canal. A partir do dia 30 de janeiro, iniciará suas atividades presbiterais como vigário paroquial na Paróquia São Cristóvão, em Estrela.
 Nome completo: Fabiano Emilio Canal
Paróquia de Origem: Santa Catarina (Feliz)
Atividades Pastorais: São Vicente de Paula (Porto Alegre), Santa Catarina (Porto Alegre), Santa Luzia (Canoas) e Imaculado Coração de Maria (Esteio)
Estágio paroquial: São José (Roca Sales)
Ordenação Diaconal: 06 de junho de 2010, em Estrela
Ordenação Presbiteral: 08 de janeiro de 2011, às 18 horas, na Paróquia Santa Catarina, de Feliz.
Missa solene: 09 de janeiro de 2011, às 9h30min, na Paróquia Santa Catarina, de Feliz.
Lema Sacerdotal: “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas.” (Jo 10, 11)
Por que ser padre? “Minha família sempre foi muito próxima dos padres. Desde criança, tivemos contato com padres, especialmente quando morávamos em Santa Luiza, interior de Carlos Barbosa. Na época, o pároco de São Vendelino, Padre Izidoro Seidel, insistiu para que nos mudássemos para Feliz e ali a família trabalharia na chácara que pertencia a seus pais. Em 1989, nos mudamos para Feliz. Esse contato com os padres foi se tornando rotineiro, pois o Padre Izidoro trazia outros padres para visitar a casa. Geralmente nas férias trazia também alguns seminaristas. Na Feliz, estudei no colégio das irmãs (Escola Imaculado Coração de Maria) e ali havia um trabalho vocacional. Diversos grupos estiveram presentes na escola falando em vocação. Desde pequeno, dizia que queria ser padre. Eu sempre me impressionei com a facilidade de relação dos padres e religiosos com o povo em geral. Sempre achei interessante o trabalho realizado pelos padres, as visitas que faziam as famílias, o que pregavam. Este foi o fator determinante para ingressar no seminário no ano de 1998. O tempo de Seminário foi propício para discernir e aprofundar o sentido do ser padre.”
            O que espera do primeiro ano como sacerdote? “O tempo de Seminário e, especialmente, os últimos anos nos deixam com muitas expectativas para o trabalho. Sinto-me feliz e honrado em poder estar me colocando a serviço do Reino de Deus. Anunciar Jesus Cristo e seu projeto é o princípio, mas isto de acordo com a atividade que me será confiada. Hoje, como nunca, precisamos afirmar a opção de vida dada em Jesus Cristo, dirigida a todas as idades. Meu projeto de vida é levar vida aos que me forem confiados. Meu lema sacerdotal, “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11), quero vivê-lo intensamente, e não somente neste primeiro ano, ano em que ainda temos de "aprender’ a ser padre. Nossas comunidades de fé são um bonito testemunho desta doação e, por isto, quero me somar a eles. Estar e fazer-se com este povo é o objetivo para este início de ministério e como afirmação para a vida toda.
(ACOM Diocese de Montenegro)

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Reunião acerta detalhes sobre o ginásio do PPV

Uma reunião, no gabinete do prefeito Percival de Oliveira, na manhã desta terça-feira (04), definiu detalhes sobre o Centro de Convivência do Programa de Prevenção de Violência (PPV), localizado no bairro SENAI. Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou que o local terá a presença da Guarda Municipal, 24 horas por dia. A medida visa impedir novos atos de vandalismo. Também ficou acertado que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá solicitar um projeto à Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) para que seja construída uma nova fossa, além da colocação de filtros no sistema de esgoto.
“É importante salientar que o município está assumindo um compromisso que seria de competência do Estado realizar”, frisou o titular da SMS, Ana Maria Rodrigues. “Além disso, também vamos providenciar o fechamento do ginásio”, completou Percival. A SMS também está solicitando uma análise do piso do ginásio para que seja providenciada a colocação de um revestimento antiderrapante.
O gabinete do prefeito também enviou um processo, para análise junto à Procuradoria Geral do Município (PGM), sugerindo a criação de um convênio com a associação do bairro Esperança, com o repasse de um valor mensal para a manutenção e conservação do prédio. “Ainda estamos aguardando qual será a definição do novo governo do Estado, com relação ao PPV”, lembrou o chefe do Executivo. “Enquanto isso, estamos tomando todas as providências necessárias, pois a população daquele local não pode ser prejudicada”, disse Percival.
Ana Maria Rodrigues também informou que o repasse de R$ 60.000,00 para equipar o Centro de Convivência deve ser liberado até o final desta semana. “Foi a informação que recebemos do setor de Contratos e Convênios da Secretaria Estadual da Saúde”, afirmou. “Toda a documentação necessária já foi enviada pelo município”, finalizou. Também participaram do encontro a secretária municipal de Obras Públicas substituta, Karina Daudt e o presidente do PPV, Rogério dos Santos.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Prefeitura repassa terreno para construção de nova Câmara de Vereadores

A Prefeitura de Montenegro repassou à Câmara de Vereadores, um terreno, de 3.000m², que servirá para a construção de seu novo prédio. A área está localizada no bairro SENAI, na Grande Timbaúva, ao lado de onde será construído o novo Centro Administrativo da Prefeitura. O prefeito Percival de Oliveira compareceu até o local onde será construída a nova sede do legislativo, na manhã desta sexta-feira (31), juntamente com os vereadores José Alfredo Schmitz, Laureno Renner e Íria Camargo.
Na ocasião, o prefeito informou que o Executivo está providenciando a venda do imóvel localizado em frente ao Palácio Rio Branco, e que hoje abriga a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) e Procuradoria Geral do Município (PGM). “Realizaremos um leilão deste imóvel”, disse. O imóvel foi orçado em R$ 2.700.000,00. “Com o dinheiro do leilão, será possível dar início às obras do nosso Centro Administrativo”, destacou.
 De acordo com o vereador José Alfredo Schmitz, a Câmara tem disponível, em seu orçamento para o ano que vem, R$ 1.200.000,00 para o início das obras. “Para 2012, temos mais R$ 1.300.000,00 para finalizar os trabalhos”, afirmou. A intenção é inaugurar o novo prédio no final de 2012.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)

Emater entrega relatório de atividades

Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RS) e a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (ASCAR) entregaram, na manhã de quinta-feira (29), uma cópia do Relatório Anual de Atividades Municipais ao vice-prefeito Marcos Griebeler. O documento, apresenta uma síntese das atividades planejadas e executadas ao longo do ano de 2010. Entre as principais atividades, estão os trabalhos envolvendo o desenvolvimento da bacia leiteira do município, da citricultura, piscicultura, agroindústrias e promoção de eventos.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)