quinta-feira, 4 de março de 2010

Entidades querem formar cadeia de proteção para combater a criminalidade

Reunião quinta (03) pela manhã na Câmara Municipal debateu o incremento da proteção ao comércio da cidade. Proposta pelo Vereador presidente José Alfredo Schmitz (PPS), teve a participação, além de Vereadores, da ACI, Brigada Militar, CDL e Prefeitura.


O proponente explicou que a reunião foi solicitada pelos próprios comerciantes vítimas de assaltos. Alertou para o crescimento da quantidade de ocorrências a estabelecimentos do centro da cidade, especialmente joalherias e óticas.

Representando a Prefeitura, o Secretário de Indústria e Comércio, Dario Colling lembrou que desde 2005 a Administração vem atuando no processo de instalação de câmeras de vídeo, equipamento fundamental para diminuir a criminalidade. “O projeto acabou abrangendo todo o Vale do Caí. Atualmente tramita em Brasília, e está se aguardando a liberação de verba federal”. Schmitz informou que foi assinado protocolo de intenções, via Consórcio Regional do Vale do Caí, para liberação dos recursos.

Para o Capitão da 1º Cia. da Brigada Militar, Oscar Bessi Filho é imprescindível a criação de rede de proteção envolvendo os comerciantes e comerciários da cidade. “Estamos trabalhando neste sentido, tendo ocorrido recentemente sinalização positiva por parte dos empresários”. Oscar acredita que essa cadeia de proteção formada e funcionando, somada ao aumento de trinta policiais ao efetivo, deverá resultar na diminuição do índice de ocorrências.

Como resultado surgiu duas possibilidades de novas ações, a criação de novo canal de comunicação entre Brigada Militar e comércio local, via rede mundial de computadores, através do popular MSN. Oscar explica que, através desta ferramenta, os estabelecimentos comerciais têm um canal direto de comunicação com a sala de atendimento. “Qualquer movimento suspeito no centro da cidade poderá ser comunicado”, diz Oscar.

A outra seria formar comissão representativa para buscar, junto aos órgãos estaduais da Segurança Pública, a garantia da destinação de maior número de policiais e viaturas para o policiamento ostensivo.

Crédito: ACOM Câmara de Montenegro

http://www.falasefatos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário