Brasília sediou, entre os dias 10 e 12 de março, o 2º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, reunindo dezenas de jovens de todo o país, tendo como objetivo principal formar uma rede de conselhos e fortalecer as políticas públicas para a juventude. O diretor de Turismo e vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, Ataulfo Escher, participou do encontro. No primeiro dia, ocorreu o lançamento do informe sobre desenvolvimento humano para o Mercosul 2009-2010 “Inovar para Incluir: jovens e desenvolvimento humano”, com as profissionais Dulcinéia Duarte e Regina Novaes.
Além disso, houve uma mesa de contexto “Democracia Participativa e Juventude” e apresentação do “Mapa dos Conselhos de Juventude”, coordenadas pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e pelas convidadas Eleonora Cunha e Regina Novaes. À tarde, foi a vez de um ato político, com a posse da nova gestão do CONJUVE, mandato 2010/2011. Na sequência, os representantes foram até o Senado Federal sensibilizar os senadores a votarem a PEC da Juventude, já aprovada pela Câmara dos Deputados.
No dia seguinte, ocorreu a apresentação das publicações: Guia sobre Conselhos, Quebrando Mitos: participação e políticas e Rede de Conselhos de Juventude. Após, os jovens participaram de grupos de trabalhos, a partir de seis temáticas. Escher participou do GT 06, “Institucionalização das Políticas Públicas de Juventude”. Na parte da tarde, houve a apresentação da pesquisa “Juventude Sul-Americanas: diálogo para a construção da democracia regional”, com Eliane Ribeiro, do IBASE, com posterior discussão dos Grupos de Trabalhos Territoriais.
No último dia, houve a plenária final, com apresentação dos apontamentos dos grupos de trabalho do dia anterior. O diretor de Turismo ressalta a importância do Encontro como forma de democratizar as políticas públicas de juventude implantadas pelo Governo Federal, em parceria com estados e municípios, bem como conhecer a realidade da juventude brasileira, articula com suas bases com o objetivo de proporcionar cidadania a esta parcela da população.
Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro
falasefatos.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário