"A UTI é vital", salientou a secretária municipal de saúde de Montenegro, Ana Maria Rodrigues, sobre a importância da unidade para atender os pacientes em situação grave. Conforme o diretor técnico do hospital, médico Nilo Hoffelmann, atualmente estes pacientes depende de vagas em hospitais de outras cidades, muitas vezes bem distantes. E a UTI é necessária até para dar suporte a realização de cirurgias. O superintendente administrativo Sérgio Machado e o médico Carlos Agnesi falaram da situação da UTI, que está fechada desde 5 de outubro do ano passado. Com a reforma e ampliação, passando de nível um para dois, aumentará o número de leitos de sete para dez e também os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foi divulgada uma lista de materiais e equipamentos necessários, orçada em R$ 109.126. Uma comissão deverá visitar empresas visando buscar recursos e doações de materiais. Também uma conta bancária está sendo aberta para doações. O Baile das Nações, no dia 17 de abril, no Clube Riograndense, terá metade de sua arrecadação em benefício do hospital, numa promoção do Rotary Club Centenário. As embaixatrizes também realizarão o sorteio de uma quadro. Já o jogo beneficiente deverá ter a participação do ex-goleiro do Grêmio Danrlei e seus amigos da dupla Gre-Nal, contra uma seleção do município, além de equipes de médicos, prefeitos e autoridades. O ingresso também será em benefício da UTI. Através do Consórcio Intermunicipal Vale do Caí (CIS/Caí) está se buscando a liberação de uma emenda de R$ 600 mil do Governo Federal. Conforme o presidente do CIS/Caí, o prefeito de Pareci Novo Oregino Francisco, o valor já está empenhado e a liberação depende de adequações no projeto.
Paulo Azeredo destacou ainda a participação na reunião do secretário de saúde de Pareci Novo, Rafael Riffel, de representantes da Prefeitura de Triunfo, e formação de um grupo de embaixadores do HM. "Vamos integrar toda a região", salientou, lembrando que o hospital recebe pacientes de diversos municípios. "Não tem idade para vestir esta camiseta", mostrou, citando o slogan "O coração bate mais forte". Além da UTI, existe também a expectativa de reabertura do setor de traumatologia, aberta em junho do ano passado e que fechou em novembro. Para isso, conforme Machado, será também necessária a mobilização de toda a região.
http://www.falasefatos.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário