A empresa Pró-Cidades, de Porto Alegre, apresentou ontem, na Câmara de Vereadores, o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Montenegro. A arquiteta Ida Marilena Bianchi apresentou o resultado dos estudos feitos pela empresa, que apontaram várias medidas a serem tomadas pelo município para qualificação do tráfego interno.
Segundo o vice-prefeito Marcos Griebeler, a Administração entendeu mais conveniente contratar uma empresa especializada para a elaboração do projeto. “Buscamos dados técnicos para tomarmos medidas técnicas”, explicou. Griebeler lembrou ainda que a Prefeitura retirou da Câmara o projeto do Plano Diretor, para que fossem feitas as alterações necessárias. “Entendemos que não estava adequado”, afirmou.
A arquiteta explicou que um plano de mobilidade urbana deve levar em conta “o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, por meio da priorização dos modos de transporte”. Isto, segundo Ida, “inclui os portadores de necessidades especiais”. Para alcançar o objetivo de democratizar o tráfego urbano, a empresa apresentou algumas alterações no trânsito de Montenegro.
ÔNIBUS
São indicadas três modalidades de linhas. As radiais, ligando o centro aos bairros, as transversais, que ligam bairros distantes, passando pelo centro, e as circulares, que farão a volta na cidade, nos sentidos horário e anti-horário. “Nossas pesquisas mostram que a maioria das pessoas vem até o centro, mas ainda há muitos usuários que seguem até outros bairros. Assim, este sistema atenderia a todos, de acordo com a demanda apresentada”, explicou a arquiteta Ida Marilena Bianchi. Ela acentuou ainda que cada bairro terá sua linha específica.
TERMINAL
Todas as linhas terão o mesmo ponto de partida: o Terminal de Transbordo, a ser construído no terreno do antigo almoxarifado da Prefeitura. “Para este projeto, entendemos que fazer com que os coletivos passem por dentro do terminal, evitando que os usuários tenham que atravessar a rua para tomar o ônibus”. Para a viabilização deste projeto, a Administração Municipal deve buscar recursos federais.
CICLOVIAS
O projeto aponta a necessidade da construção de ciclovias, ligando todos os bairros da cidade. A linha principal ligará o bairro Faxinal ao Aeroclube, passando pelo centro. A esta linha principal, outras três linhas secundárias se juntariam, para atender aos outros bairros. “Percebemos que em Montenegro, muitas pessoas usam a bicicleta como meio de transporte e lazer”. No total, a ciclovia em Montenegro cobrirá 39,65 km.
PEDESTRES
Para o tráfego de pedestres, a empresa sugere a criação de rotas especiais, tendo a Rua Ramiro Barcelos como eixo principal, e facilitando o acesso ao transporte público. “Teremos ainda melhoramentos para facilitar as caminhadas nos principais pontos do município, como o Rio Caí, o Morro São João, a Estação da Cultura, etc”, informa a arquiteta.
Os apontamentos da Pró-Cidades deverão ser anexados ao Plano Diretor, que será encaminhado a Câmara de Vereadores. A Administração Municipal deverá, após a aprovação, buscar recursos federais para a concretização dos projetos.
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quarta-feira, 3 de março de 2010
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