sexta-feira, 23 de julho de 2010

Biblioteca Municipal lança 3ª Poesia em Movimento

Foi lançado, na tarde do dia 22, o 3ª Poesia em Movimento, programa desenvolvido pela Biblioteca Municipal Hélio Alves de Oliveira. O objetivo do projeto é estimular a leitura de poesia fazendo com que ela circule pela cidade. No ano passado, as poesias circularam em ônibus. Neste ano elas devem aparecem em vitrines de lojas, jornais e ônibus.

“De alguma forma todos somos escritores”, destaca a diretora da Biblioteca Pública e coordenadora do projeto, Simone Dörr. Ela explica que o projeto antecede a Feira do Livro e é direcionado para escolas, comunidades e escritores. Na ocasião de lançamento do 3ª Poesia em Movimento também estiveram presentes membros do sarau literário realizado mensalmente pela Biblioteca Pública.

Simone explica que podem participar do projeto estudantes da rede do Ensino Fundamental e Ensino Médio além da comunidade e escritores de Montenegro. As inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto. Cada participante pode inscrever apenas uma poesia que deverá ser entregue em duas cópias. As poesias devem estar formatadas da seguinte forma: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples e impressão em papel A4.

A poesia é de tema livre e deve ter, no máximo, dez linhas. Ela deverá conter o título da obra e o pseudônimo do autor. As cópias deverão ser entregues em um envelope identificado somente com o pseudônimo do autor. Em outro envelope lacrado e identificado com o pseudônimo, o participante deverá colocar a Ficha de Inscrição em anexo. A Ficha de Inscrição pode ser obtida na Biblioteca Pública ou pelo blog www.bibliotecapublicademontenegro.blogspot.com.

Os trabalhos inscritos serão selecionados por uma comissão formada por profissionais da área de Língua Portuguesa e Literatura. As dez melhores poesias serão premiadas com uma menção honrosa da Secretaria Municipal de Educação e Cultural (SMEC) e a escola com maior número de participantes receberá um troféu. “Queremos aproveitar os trabalhos desenvolvidos nas escolas, tirar os trabalhos da gaveta”, afirma Simone.

Além deste projeto outros programas estão em andamento. A professora e coordenadora do 3ª Poesia em Movimento, Maria Adelita Vargas, informa que no dia 11 de agosto ocorrerá um encontro de literatura no Teatro Roberto Atayde Cardona. “É uma oportunidade para as escolas apresentarem os projetos desenvolvidos em sala de aula”, destaca. (ACOM Prefeitura de Montenegro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário