A empresa Pró Cidades, contratada para o desenvolvimento do projeto de adequação do trânsito de Montenegro, apresentou em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira, 12, o Plano de Circulação Viária. A apresentação foi dos arquitetos Ida Bianchi e Ricardo Schiavon. Os principais pontos foram as entradas da cidade e o tráfego nas ruas centrais. Com o novo sistema binário, a Rua Ramiro Barcelos ganha mão dupla.
Após vários meses de análise da realidade do trânsito da cidade, os profissionais encaminharam algumas mudanças. De acordo com Schiavon (foto abaixo), as entradas da cidade estavam desembocando num mesmo local. “Se o visitante entrasse pela Osvaldo Aranha ou pela Buarque de Macedo, acabaria no gargalo, que é o cruzamento do Supermercado Nacional”, pontuou. Para “afastar” o trânsito do local, será usada a Rua Othelo Rosa, que leva o tráfego para a Rua Olavo Bilac. A Osvaldo Aranha irá circular apenas no sentido centro-bairro até a Rua Bento Gonçalves, onde passa a ter mão dupla até a RS240.
Outra alteração importante será na Rua Santos Dumont, que passa a ser outra entrada da cidade, invertendo o sentido atual. “Quem vem pela Buarque de Macedo, pode tomar a Santos Dumont para entrar no centro, ou para acessar a João Pessoa e ir para a Timbaúva”, explica o arquiteto.
Mas o que mais chamou a atenção foi a proposta para a Rua Ramiro Barcelos. Segundo Schiavon, só vai passar pela via quem quiser acessar o comércio existente ali. “Com o projeto de reformulação pretendido pela Prefeitura, haverá ali a intenção de ‘dificultar a circulação’, ou seja, tornar a Ramiro uma rua de trânsito lento”, explica.
O plano será encaminhado ao Executivo, que tomará as providências para sua implantação, como avaliação do Conselho de Trânsito e da Procuradoria Geral do Município (PGM).
Alterações:
Rua Othelo Rosa: Sentido único da Osvaldo Aranha até a Olavo Bilac.
Rua Bento Gonçalves: Sentido único da Fernando Ferrari até a Osvaldo Aranha.
Rua Buarque de Macedo: Sentido único da Osvaldo Aranha até a Santos Dumont.
Rua Tristão Fagundes: Sentido único da Buarque de Macedo até a Osvaldo Aranha.
Rua Santos Dumont: Sentido único da Buarque até a João Pessoa.
Rua Osvaldo Aranha: Sentido único da João Pessoa até a Bento Gonçalves.
Rua Olavo Bilac: Sentido único da Othelo Rosa até a João Pessoa.
Rua São João: Sentido único da João Pessoa até a Bento Gonçalves.
Travessa Carlos Goetselig: Mão única da Ramiro até a Capitão Cruz.
Rua José Luiz: Permanece em mão única a partir da Rua Bento Gonçalves.
Rua Fernando Ferrari: Mantém a mão única até a Bento Gonçalves.
Rua Capitão Porfírio: Mão única da Santos Dumont até a Fernando Ferrari.
Rua Capitão Cruz: Mão única da Fernando Ferrari até a Santos Dumont.
Rua Ramiro Barcelos: Mão única em toda a sua extensão.
Rua João Pessoa: Mão única da Santos Dumont até a Fernando Ferrari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário