Teve início na noite de ontem (21), no Teatro Roberto Atayde Cardona, o 9º Encontro Nacional e o 30º Encontro Municipal de Educação. Este ano, o evento tem como tema "Família e Escola: Construindo uma relação permanente" e tem como objetivo promover a formação contínua dos professores, além de buscar a reflexão e desencadear um processo de discussão. “O desafio proposto é a integração da família moderna com a escola”, esclarece o secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz. “É a oportunidade de buscar a reflexão e soluções para os desafios enfrentados atualmente”.
Em seu discurso, o prefeito Percival de Oliveira lembrou que a Administração Municipal sempre esteve preocupada em investir na qualificação profissional dos professores, através da realização de cursos, seminários e atividades que auxiliem na prática da boa educação em sala de aula. “Afinal, confiamos a vocês, todos os dias, a responsabilidade de educar nossos filhos, contribuindo para que eles ajudem a formar uma sociedade melhor e mais justa”, disse.
O chefe do Executivo também parabenizou os professores pelos resultados que o município obteve último levantamento divulgado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “São resultados altamente significativos e representam um avanço extraordinário na educação desempenhada na cidade”, afirmou. “Muito desse resultado positivo se deve justamente a essa preocupação com a qualificação profissional e formação permanente dos professores”, finalizou.
O evento prosseguiu com a palestra “Como compreender os pais num mundo turbulento e em transformação?”, ministrada pelo professor Hamilton Werneck. Nesta quinta-feira (22), o evento continuou com as apresentações das palestras “Os Limite da Educação” e “Saberes da família, saberes da escola: tensões e desafios nos espaços de aprendizagem”, ministradas pelas professoras Clarice Furini Cascardo Hito e Siloé Pereira, respectivamente. Este ano, o evento adquire um novo formato. As oficinas no último dia do encontro (23), darão espaço a elaboração de projetos, que serão elaborados pelo corpo docente das escolas para serem realizados em parceria com a comunidade.
Confira a programação:
Dia: 23/07/10
Teatro Roberto Atayde Cardona
8 horas: Palestra (8 horas às 9h50min)
Palestra: Drogas: O papel do educador na prevenção ao uso
Ministrante: Prof. Dr. José Vicente Lima Robaina - ULBRA/RS
Mesa de Debates (10h10min ao meio-dia):
Participantes: Prof. Dr. José Vicente Lima Robaina, Representantes do MCC (Montenegro Contra o Crack), Escolas Municipais com Projetos em andamento.
Elaboração de Projetos nas Escolas (13h30min às 15h30min - 16 horas às 17h30min):
O corpo docente de cada escola deverá organizar um projeto envolvendo a escola e a comunidade para colocar em prática no 2º semestre do ano de 2010.
As escolas multisseriadas da área rural farão esta atividade em grupo.
(ACOM Prefeitura de Montenegro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário