quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Programa RespirAção comemora bons resultados de pesquisa junto a pacientes

Aumento de 100% na qualidade de vida após início de um tratamento na saúde pública. O dado é de uma pesquisa de opinião com usuários do programa RespirAção, realizado pela ala de Pediatria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O programa, que tem 1.000 pacientes cadastrados, tem por objetivo fazer um acompanhamento clínico e fornecer informações e medicamentos de forma gratuita para pacientes de zero a 12 anos que sofrem de asma. O projeto é uma parceria entre a Administração Municipal e o Instituto Asma.

“O diferencial do projeto é que ele educa. O paciente aprende sobre a doença”, destaca o pediatra Luis Cabral. O médico é quem coordena o programa que tem um foco educacional assistencial. Ele destaca que a pesquisa realizada durante dois meses mostrou que o programa vem tendo um excelente resultado. “É gratificante ter como nota média 9,8”, afirma. Cabral lembra que em 2008 foi zerado o número de internações hospitalares.

Segundo o epidemiologista, Paulo Silva, o grande diferencial do programa é a equipe motivada, bons médicos, um bom projeto além de ser bem gerenciado. “Estes diferenciais trazem resultados fantásticos”, afirma. Silva, que é do Instituto Asma. Ele lembra que crianças de três anos já sabem quais remédios devem tomar. “É um ensinamento voltado para a criança”, garante. Ele ressalta que, apenar de ter um tratamento longo, o programa vem tendo uma boa adesão.

Cerca de 22 medicamentos são disponibilizados para os pacientes do programa. Destes, seis são adquiridos pela Administração Municipal. “O sucesso é mérito do trabalho e investimento”, garante a secretária da Saúde, Ana Maria Rodrigues. Silva destaca que a farmácia do programa RespirAção é única no país. “Há profissionais de outros estados vindo até Montenegro para ver como o programa é desenvolvido”, revela o epidemiologista. O projeto está inscrito no Prêmio Gestor Público, organizado pelo Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (SINDAF/RS).

As crianças são encaminhadas pelos pediatras da SMS diretamente ao programa. “Esses profissionais (os pediatras) estão capacitados em atendimento a paciente asmático”, destaca Cabral. Ele estima que existam cerca de 5.000 crianças asmáticas no município. Na próxima semana, Silva estará participando de um congresso de saúde em Londres. Quando ele retornar, Cabral já projeta uma nova capacitação com as equipes de saúde do município buscando ampliar a qualificação do atendimento do programa.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário