quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Recenseadores devem insistir nos domicílios fechados até conseguirem a entrevista

Na reta final dos trabalhos de coleta de dados do Censo 2010, os pesquisadores partem agora em busca das entrevistas com os moradores daqueles domicílios que se encontravam fechados quando da primeira visita. Em 27 de novembro, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deve anunciar a população do País, dividida por sexo e idade.


Em Montenegro, até a última quarta-feira, 66% dos domicílios haviam sido pesquisados. Para atingir o objetivo de 100%, os recenseadores passarão agora a trabalhar em horários alternativos, na tentativa de encontrar as pessoas que têm outras atividades e não foram encontradas durante o dia. “Temos centenas de residências nestas condições. O recenseador passará nestas casas quantas vezes forem necessárias para realizar a pesquisa”, garante Ademir Celestino da Silva Junior, coordenador da Subárea de Montenegro. “De forma alguma o trabalho será encerrado sem que todos os moradores de Montenegro sejam pesquisados”, completa.

A comunidade pode ajudar os pesquisadores de várias formas. “Os recenseadores estão deixando recados, com nome e telefone, para que os moradores entrem em contato e marquem a entrevista para a hora que for mais apropriada”, explica Geane Constantino, a Agente Censitária Municipal responsável pela gerência dos trabalhos em Montenegro. “Quem ainda não foi recenseado pode entrar em contato com o Posto de Coleta do IBGE que marcaremos a visita do recenseador”, avisa.

Infiormações são obrigatórias

De acordo com a Lei 5534, de 14 de novembro de 1969, "toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística". A mesma Lei garante que "as informações prestadas terão caráter sigiloso, serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, e não poderão ser objeto de certidão, nem, em hipótese alguma, servirão de prova em processo administrativo, fiscal ou judicial, excetuado, apenas, no que resultar de infração a dispositivos desta lei". A multa para quem se recusar a prestar as informações é 10 vezes o salário mínimo vigente. O pagamento da multa não isenta a pessoa de fornecer as informações.

Como entrar em contato:

Posto de Coleta Montenegro: Rua José Luiz, 1735, Conj 202

Telefone Montenegro: 3649 4303

Telefone IBGE: 0800-721-8181 (ligação gratuita)
(JP News)

falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário