quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Carta Testamento de Getúlio Vargas vai voltar para a Praça Rui Barbosa

Os pedetistas Clóvis Domingues (Cafundó) e Ubirajara Pires (Bira) estiveram na manhã desta quarta-feira, dia 27, no Parque Centenário de Montenegro. Junto ao Diretor de Obras e Posturas da Prefeitura, Astor Lermen, tiveram acesso ao galpão da Atafona, onde se encontra guardada a placa de bronze que traz uma réplica da carta testamento do ex-presidente Getúlio Vargas.
Clóvis calcula que faz 16 anos que a placa foi retirada da Praça Rui Barbosa, no centro de Montenegro, onde se encontrava junto ao busto de Getúlio. A justificativa para a sua retirada é que se temia que fosse furtada e seria restaurada. Havia a expectativa de que fosse recolocada agora com a revitalização da praça, que aconteceu neste ano.
A placa traz a réplica da carta testamento de Getúlio Vargas, escrita em 24 de agosto de 1954, momentos antes de sua morte. Leonel Brizola, quando governador do Estado, distribuiu placas de bronze com a carta para vários municípios gaúchos, entre eles Montenegro. E desde então, até ser retirada, encontrava-se na praça central, junto ao busto do ex-presidente. Em 2008, quando o ministro do trabalho e emprego Carlos Lupi esteve em Montenegro, visitou a praça e lamentou a ausência da carta testamento, o que causou grande repercussão e dúvida sobre estaria a placa com a réplica.
"O local desta carta testamento é na praça", destacou Clóvis Domingues. Ainda na quarta-feira ele entrou em contato com um serralheiro e encaminhou a placa para São Leopoldo, onde numa metalúrgica será revitalizada. "Em poucos dias ela voltará para a praça", garante, citando que no momento de sua recolocação deverá acontecer um evento de homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário