quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Em sessão transmitida pela Internet, Braatz reclama de censura

A data de 14 de outubro de 2010 ficará marcada na história da comunicação em Montenegro. Uma iniciativa da JP TV, plataforma de vídeo do site JP News, levou ao ar, para o mundo todo, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores do município. Utilizando tecnologia de ponta, a transmissão via Internet possibilitou que pessoas que estivessem em qualquer parte do mundo assistissem aos trabalhos dos vereadores montenegrinos.
O sistema de som do Plenário do Legislativo de Montenegro foi plugado ao equipamento da JP TV, possibilitando aos internautas acompanharem com absoluta clareza os pronunciamentos dos vereadores.
A sessão, além do ineditismo da transmissão ao vivo, teve também momentos importantes no âmbito político. Usando de seu espaço para explicações pessoais, o vereador Roberto Braatz (PDT) mostrou na tribuna o Mandado de Intimação, assinado pela Escrivã Sofia Augustin da Silveira, que por ordem do Juiz de Direito, proibia o vereador de fazer divulgação do fato verificado por ele na Secretaria de Serviços Urbanos de Montenegro.
Na quarta-feira, 13, Braatz e o assessor de comunicação da Câmara de Vereadores, Silvio Kaél, foram até a secretaria e fotografaram duas máquinas, recém adquiridas pela Prefeitura, paradas na garagem. Segundo divulgação posterior, o edil afirmava que funcionários estariam com medo de operarem as máquinas. Os equipamentos já estariam com problemas, menos de um mês após a compra.

Mandado
O prefeito Percival de Oliveira, representado por uma banca de seis advogados, liderados pelo Procurador Geral do Município, Marcelo Rodrigues, requereu uma interpelação judicial contra o vereador. O documento manda que Braatz “se abstenha de publicar nos meios de comunicação as fotos tiradas na Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos”. O mandado determina que o vereador explique qual sua intenção ao fazer as fotos e divulgar o fato.
Em entrevista ao vivo para a JP TV, Braatz afirmou que considera a ação “uma censura” e uma tentativa de “limitar o trabalho dos vereadores”, pois, segundo ele, “se neste momento é contra mim, amanhã pode ser contra qualquer um dos demais vereadores”.

Visibilidade
O presidente da Câmara de Vereadores, José Alfredo Schmitz (PPS), saudou a nova mídia à disposição da comunidade. “Aqui é a casa do povo, e que bom que temos agora mais uma forma de chegarmos até a comunidade”, ressalta. Schmitz destaca ainda que “pela Internet o eleitor poderá avaliar o trabalho do vereador e inclusive cobrar pela sua atuação”.
 O endereço para acessar a JP TV é www.oprogressoonline.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário