sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Montenegro está entre as melhores cidades do Estado, segundo o IDESE

A Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser divulgou ontem (07) os resultados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE) dos municípios, dos Coredes, das microrregiões, das mesorregiões e do Estado do Rio Grande do Sul referentes ao ano de 2007. A pesquisa informou que 16 cidades do Estado foram consideradas de alto desenvolvimento, com IDESE igual ou superior a 0,8. Em 2006, apenas dez cidades alcançaram este índice. Montenegro ocupa a 16.ª posição do ranking, com crescimento de 0,8%.


O IDESE é um índice que abrange um conjunto amplo de indicadores sociais e econômicos classificados em quatro blocos temáticos: educação; renda; saneamento e domicílio; e saúde. Ele tem o objetivo de mensurar e acompanhar o nível de desenvolvimento do Estado, de seus municípios e dos Coredes, informando a sociedade e orientando os governos (municipais e estadual) nas suas posições socioeconômicas.

Os números variam de zero a um e, assim como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), permite que se classifique o Estado, os municípios ou os Coredes em três níveis de desenvolvimento: baixo (índices até 0,499), médio ( ,500 e 0,79) ou alto (maiores ou iguais a 0,800). Dos números referentes a 2007, com exceção de saneamento (0,612), todos ficaram acima de 0,800, o que significa melhor pontuação em saúde (0,892), educação (0,876) e renda (0,818).

Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz, os investimentos realizados pela Administração Municipal, desde 2005, têm refletido na qualidade de vida da população. “Triplicamos o número de atendimentos na educação infantil e ampliamos, significativamente, os atendimentos no ensino fundamental, inclusive a noite com o EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, afirmou. Além disso, o secretário também destacou os investimentos na formação permanente dos profissionais da área, como professores, auxiliares de serviços escolares, assistentes de escola e técnicos do apoio pedagógico.

“Temos recebido muitos prêmios com projetos inovadores nesta área. Na saúde das crianças, temos garantida uma alimentação balanceada, através da nutrição funcional, com produtos adquiridos da agricultura familiar, possibilitando o desenvolvimento e sustentabilidade dos mesmos, em nosso município”, enfatizou.

Já para a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues, o processo de descentralização da saúde na cidade, com a abertura de novas unidades de saúde, a contratação de mais profissionais, a aquisição de novos veículos e ambulância, bem como uma farmácia básica que atenda às necessidades da população, contribuem de forma decisiva para a melhoria dos índices de qualidade de vida. “Apesar de ser habilitado na Gestão Plena da Atenção Básica, também investimos pesado nas áreas de média e alta complexidade adquirindo através do CIS/CAI uma série de consultas e exames especializados, além de cirurgias eletivas com recursos próprios, bem como priorizar investimentos no Hospital Montenegro, que mesmo não sendo municipal e, sim, filantrópico, recebe atenção especial da Administração Municipal”, garante.

Os indicadores epidemiológicos também sofrem mudanças a partir dos investimentos em saúde, procurando sempre atuar na prevenção de doenças e não apenas na saúde curativa. “Para 2011, com a possibilidade de abertura de mais duas novas unidades de saúde e ampliação da UBS Centenário e melhorias no PAM do centro, os índices poderão ser ainda melhores”, finaliza.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário